Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA COM SOLANO

Dizem que Solanos Lopes, ditador paraguaio na chamada Grande Guerra,morreu em 1870 no final dos fatos,  na campanha das cordilheiras.Historiadores relatam que foi um dos momentos mais sangrentos deste conflito onde o exército brasileiro enfrentou um amontoado de velhos e crianças.Há relatos que Dom Pedro II fez de tudo para que não houvesse um massacre de paraguaios, inclusive interferiu anteriormente e impediu a morte de cerca de seis mil soldados de Solano cercados por tropas aliadas.André Rebouças que o diga.

O autor romanceia a história oficial introduzindo personagens fictícios, como o Diplomata e jornalista Barão de Monte Castelo, para narrar os fatos como testemunha ocular, e o maior deles (na opinião de muitos leitores) o Almeida, uma alusão ao escritor Manoel Antônio de Almeida, morto de forma inusitada em naufrágio, mas ressuscitado no romance em uma tentativa do autor para demonstrar a possibilidade de manipular a história.                        (abaixo caricatura de Ângelo Agostini)

O que a história esconde aparece na narrativa como o corriqueiro, o natural de pessoas comuns, e também a intimidade da realeza brasileira da época.No livro descobre-se a intenção de Solano Lopes de se casar com a princesa Isabel e, entrelinhas, um caminho mais curto para realizar o seu desejo quase doentio de ser Rei, um Imperador.Daí, talvez a explicação do grande ódio demonstrado pelo Conde ao paraguaio e seu povo.

Uma antiga polêmica, uma quase lenda francesa, também é encontrada neste livro: O suposto sumiço do ouro do governo francês monarquista de Luis Bonaparte, O Pequeno, aliado declarado das revoluções latinas da época. Alguns dizem que Bonaparte, antes de ser deposto pelos prussianos, enviou metade do ouro francês para Solano, que o teria escondido, mas com a derrota ficou de herança para sua esposa Elisa.

Resta falar do amor entre Solano e sua esposa, uma conselheira capaz e de inteligência rara.A história relata que ela acompanhou seu marido até a morte e cavou sua cova com as mãos.Solano era um apaixonado por esta mulher a ponto de enfrentar uma potência militar muito superior e criar um reino para ela.



Onde comprar!!
http://clubedeautores.com.br/book/31254--ENTREVISTA_COM_SOLANO

Esta é a versão pocket do mesmo livro
http://clubedeautores.com.br/book/124487--Entrevista_com_Solano

Um comentário:

  1. Oi Fernando,

    Eu tenho interesse na sua obra e gostaria lhe fazer uma proposta. Será que pode me escrever a saul@free-ebooks.net para nos comunicar? Agradeceria muito.
    Fico na espera do seu retorno.

    Abraço,

    Saúl Alejandro Hernández
    Editor in Chief

    ResponderExcluir